Histórias de Balcão Nº 06



Em Janeiro de 2013, a nossa equipe de vendas passou a contar com uma nova meta. Até aquele momento não fazíamos visitas à clientes e esse foi um novo desafio para todos nós. Tínhamos 2 objetivos principais: vender um maior número de linhas para clientes consolidados e ampliar as vendas para clientes "mais distantes". Ambos “esbarravam” em um aspecto importantíssimo e que percebemos a partir dos nossos encontros. Clientes possuem as suas preferências pessoais de atendimento e mesmo oferecendo material elétrico com preço competitivo, o comprador pode optar por comprá-lo numa loja especializada como alguma dessas que temos aqui na Barão de Cotegipe. Se por um lado, material hidráulico e impermeabilizantes são comprados sempre conosco porque o cliente preza pelo nosso atendimento, o contrário também é muito válido. Diante de tal situação, um dos nossos ex-vendedores aprendeu que deveria sempre fazer uma ligação de cortesia e apenas se colocar à disposição para futuras oportunidades. Desde então, outros vendedores passaram a fazer isso e de vez em quando aparece uma oportunidade.

Com o tempo, descobrimos que desejamos apenas positivar o cliente ao longo do mês, pois, respeitamos os relacionamentos consolidados com concorrentes e estamos aqui para suprir necessidades durante a ruptura de estoque de outra loja ou para vender itens que não são vendidos por eles. Amizade e cumplicidade são sentimentos genuínos e perfeitamente compreendidos por todos nós.

E você tem um(a) vendedor(a) preferido(a)?


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